sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Projeto Maruim e Borrachudo

Este projeto foi desenvolvido aqui na escola com os alunos do 7º ano com a intenção de conscientizar as pessoas da comunidade sobre ações que podem ser feitas para combater esse bichinhos  pequeninos mas que trazem muita incomodação para todas as pessoas. Os alunos pesquisaram sobre o assunto, fizeram o desenho insetos e confeccionar um flier para ser entregue ao pessoal da comunidade.























segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Semana da Paz

A abertura da semana da paz contou com o histórico da semana da paz, o que significa a bandeira e com a confecção da pomba da paz e os tsuru pelos alunos do 3º e 4º anos.

História da Bandeira da Paz.

Desde há muito tempo os guerreiros tem levado bandeiras às guerras. Esta é uma bandeira de Paz. Este simbolo é um dos mais antigos do mundo.

Suas três esferas foram desenhadas por Nikolai Roerich, como a síntese de todas as artes, todas as ciências e todas as religiões dentro do circulo da cultura. Ele definiu cultura como o cultivo do potencial de criatividade do homem.

Creio que alcançar a paz através da cultura é um propósito a ser realizado através do esforço positivo e da vontade humana.

Em qualquer lugar que a Bandeira da Paz seja erguida é possível reconhecer o grande alcance do passado, do presente e do futuro. Estimula o individuo a realizar o seu alto potencial, estabelecendo todos os aspectos da vida; estimula cada pessoa a ter responsabilidades com a evolução do planeta. Significa ser um construtor da Paz, e simboliza a transformação do individuo e da sociedade.

Representa a cooperação - a pedra angular da cultura planetária emergente em todos os aspectos da atividade humana.

Nikolai Roerich foi um artista mundialmente reconhecido, arqueólogo e escritor. Criou um tratado internacional, O PACTO DE ROERICH E A BANDEIRA DA PAZ. Propunha que a Bandeira da Paz flamejasse em todos os monumentos históricos e instituições educacionais, artísticas e cientificas pra indicar proteção especial e respeito em tempos de guerra e paz. Reconhece que os tesouros culturais são de valor duradouro para todas as pessoas como patrimônio comum da Humanidade.

Projeto Salve-se quem puder: É hora do Recreio.

O objetivo do projeto é tentar reorganizar o espaço escolar para utilização no horário do lanche. Para isso os alunos ficaram responsáveis de observar e registrar o que ocorre na hora do lanche para tentar mudar algumas atitudes.
Seguem alguns registros...
















Arredores da Escola...

Os alunos do 1º e 3º anos foram "passear" pelos arredores da escola para verificar como esta preservado e quanta poluição encontravam... Observaram o tipo de vegetação, os animais, as casas, o rio...