quinta-feira, 20 de março de 2014

Trabalho de artes Cuerdas

Os alunos do quarto ano fizeram uma exposição de cartazes no mural da escola com inspiração no curta metragem Cuerdas encontrado aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=xYfK9jaUvg4. Que relata a luta de uma menina para proporcionar a um menino cadeirante tudo o que os que andam possuem...Na sala do quarto ano eles já conhecem essa realidade pois tem uma menina cadeirante que é a Larissa...E eles proporcionam alegres e divertidos para ela...Veja os desenhos...








20 de Março - Dia da Internacional da Felicidade.


O Dia Internacional da Felicidade é comemorado a 20 de Março. Este dia visa promover a felicidade das pessoas e mostrar como este fato é fundamental para o bem estar das nações.
Em 2013 comemorou-se pela primeira vez o Dia Internacional da Felicidade.

Origem do Dia

A criação do Dia Internacional da Felicidade surge por sugestão do Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias que adota como estatística oficial a "Felicidade Nacional Bruta" em vez do Produto Interno Bruto (PIB).
Em 2012, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos 193 estados-membros da ONU (Organização das Nações Unidas), defendendo que a busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental.


Importância da Felicidade

Todas as pessoas procuram a felicidade. Os psicólogos salientam a importância da felicidade na vida das pessoas e a necessidade destas se conhecerem a si mesmas para conseguirem alcançar o bem estar desejado. Assim, a felicidade relaciona-se não só com a personalidade, mas também com a disposição e a forma de estar das pessoas.
Da mesma forma, alguns governos encaram a felicidade da população como um indicador econômico.

Felicidade em Portugal

Estudos revelam que Portugal é um dos países mais infelizes da Europa.

20 de Março - Início do Outono...


Reunião de Pais

Como a reunião ocorreu em três períodos diferentes os pais puderam escolher a melhor hora para estar participando da vida de seu filho...Seguem algumas fotos dos pais que compareceram a reunião nos três períodos...

Pais que participaram da reunião às 8 horas da manhã:




Pais que participaram da reunião às 13 horas a tarde.



Pais que participaram às 20 horas a noite.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Comunicado de Reunião de Pais.


Comunicamos aos senhores pais ou responsáveis que faremos uma reunião de pais no dia 18/03, nos seguintes horários:
Período Matutino: 8 horas;
Período Vespertino: 13 horas;
Período Noturno: 20 horas.
Assuntos: Ensino-Aprendizagem, Prestação de Contas, Uniforme, Agenda Escolar entre outros.

A Direção.

15 de Março - Dia da Escola

Parabéns a todas as escolas pelo passar do seu dia...


Uma instituição tão importante para o mundo não poderia deixar de ser homenageada. No dia 15 de março, comemoramos o Dia da Escola. Depois do contato familiar, é a escola que exerce os papeis mais importantes na vida das crianças, como a alfabetização e o dever de preparar os pequeninos para a vida em sociedade.
O termo escola vem do grego “skholê”, que significa descanso ou lazer. Então a escola antigamente era ambiente apenas de lazer? Não é bem assim! A explicação é que na Grécia Antiga as atividades de estudo, pesquisa e filosofia eram exclusivas das pessoas que não exerciam trabalho braçal, ou seja, dispunham de tempo livre.
Os jesuítas tiveram um importante papel na fundação das primeiras escolas no Brasil. Em 1779, eram 17 Colégios, 25 Casas Jesuítas e 36 Missões realizando a prática da formação religiosa, cultural, cívica e moral dos filhos dos colonizadores, indígenas e, principalmente, da elite que liderava a sociedade da época.
Hoje, com a necessidade de colocar as crianças cada vez mais cedo em escolas, os pais precisam ter a certeza que a instituição vá prover à criança educação de boa qualidade, alimentação e recreação durante o período que seus filhos estarão na escola.
Uma nova modalidade de ensino vem ganhando a cada dia mais credibilidade: as escolas em tempo integral. Atualmente, mais da metade dos estudantes brasileiros da educação básica estão na rede integral. Entre as vantagens está a melhora do rendimento do aluno, a implantação da prática de esportes e a ocupação do tempo ocioso.

Triste realidade

Infelizmente, a Escola no Brasil está longe de ser um exemplo em qualidade, salvos os casos de instituições particulares. Segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), baseado nos indicadores do Censo Escolar 2011, pouco mais de 44% das escolas brasileiras têm apenas a estrutura elementar, que é água encanada, banheiro, energia, esgoto e cozinha.
A estrutura ideal, que reúne também biblioteca, sala de informática, quadra de esportes e laboratório de ciências, está presente em apenas 0,6% das escolas brasileiras, segundo informações do estudo. A maioria dessas escolas com infraestrutura ideal estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste.
Os piores índices se referem aos colégios do Nordeste, que sofrem com a falta de saneamento básico, materiais escolares e até mesmo carteiras – é comum ver crianças estudando no chão. A falta de esgoto via rede pública afeta 86% das escolas municipais, 59% das estaduais e 50% das federais da Região.

Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-escola.htm

14 de Março - Dia Nacional da Poesia.





A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.

As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.

Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.

A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.

Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.

Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.

Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.

Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registradas em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.

Fonte: http://www.colegiomonjolo.com.br/artigos.php?action=ler&id=97

sexta-feira, 7 de março de 2014

Eu e minha Turma

Os alunos do 2º ano desenharam como cada um se vê...E fizeram um mural com todos os desenhos...
Seguem as fotos...












8 de março... Dia Internacional da Mulher

A EEB Felipe Manke deseja a todas as mulheres um Feliz Dia das Mulheres...

A EEB Felipe Manke contando com a gentileza da mãe solidária Vilma distribuiu lindas rosas de chocolate a todas as mulheres funcionárias de nossa escola... 


Veja algumas fotos do brinde e das funcionárias... E logo abaixo um pouco da história do dia...



Mulheres do Período Matutino...
Da Esquerda para a direita em pé: Maria Lourdes, Rejeane, Inês, Lidiane, Judite, Lidiane, Jessica; Agachadas: Daiana e Marli.


Mulheres do Período Vespertino... Marlene e Teresa.


Mulheres do Período Noturno... Patrícia, Jessica P., Débora




História do 8 de março...

 No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. 
Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência.
 As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. 
Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. 
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.
 Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
 Objetivo da Data Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. 
Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.
 O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. 
Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.
 Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
 Conquistas das Mulheres Brasileiras Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira.
 Nesta data foi instituído o voto feminino. 
As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. 
Marcos das Conquistas das Mulheres na História - 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
 - 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
 - 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
 - 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
 - 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs. 
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas - 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres - 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
 - 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças - 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina - 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.

Homenagem da EEB FELIPE MANKE a todas as mulheres!!!

quinta-feira, 6 de março de 2014

Parabéns Diretor Ilmar

Parabéns Diretor Ilmar José Petry por mais este aniversário...Os alunos e funcionários lhe desejam muitas felicidades  e tudo de bom que a vida possa lhe dar.


Maestro da Orquestra!!!

No trabalho passamos grande parte das nossas 24 horas do dia. Nesse período dividimos com os nossos colegas um
pouco de nossas vidas e daquilo que acreditamos. Nesse ambiente aprendemos não só o necessário para o
desenvolvimento profissional como para o bom convívio social. Trata-se de uma grande orquestra executando a mais
difícil função no instrumento que lhe foi confiado. Torna-se necessário um maestro experiente, capaz de observar o
talento individual e explorá-lo para o bem da equipe.
Esse maestro encontramos em você, graças à sua dedicação e disciplina podemos nos orgulhar dos grandes feitos
dessa orquestra. Por ter conseguido ser um pouco nosso mestre e nosso grande amigo, receba de todos nós os votos
de felicidade.
Parabéns por sua vida e pela carreira profissional que conseguiu construir. Com todo respeito e admiração desejamos
a você um feliz aniversário.



quarta-feira, 5 de março de 2014

QUARTA-FEIRA DE CINZAS!!!


Voltamos as aulas normais hoje no período vespertino e noturno...Amanhã as aulas seguem suas rotinas normais...



Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.

A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.