segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ILHA DAS FLORES - O FILME.

Para refletir um pouco mais sobre a sustentabilidade os alunos de 1º a 8º ano assistiram ao filme intitulado Ilha das Flores e fizeram uma reflexão sobre o filme... Cada turma apresentou a sua reflexão e também um pequeno cartaz.


















HORTA ESCOLAR VERTICAL

PEC – PROJETO ESCOLAR COOPERATIVO
EEB FELIPE MANKE
SÉRIES ENVOLVIDAS: 1 AO 9 ANO

TODOS OS PROFESSORES

TEMA: HORTA ESCOLAR VERTICAL



JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
21 a 25 Pesquisa com a comunidade escolar, pais, professores e alunos05 análise de tabulação de dados
08 definição do tema
15 e 16 pesquisas e organização de material
22 e 23 construção da horta suspensa








1. JUSTIFICATIVA:


A importância da educação cooperativa em uma sociedade altamente individualista, competitiva e eficientista como a nossa, própria do atual contexto de globalização, importa que uma educação cooperativista defina claramente seus objetivos e conteúdos em relação ao tipo de homem e de sociedade que se pretende formar.
Parece válido poder afirmar-se que a educação cooperativista, antes de preocupar-se com a oportunização de estímulos que valorizem os procedimentos organizacionais e produtivistas, bem como as técnicas indispensáveis para uma boa atividade cooperativa, se concentre primordialmente na formação de pessoas solidárias, democráticas, capazes de auto-ajudar-se na base da entre-ajuda, capazes enfim de situar o interesse do grupo pelo menos no mesmo nível de importância do interesse individual e familiar.
Em uma sociedade altamente individualista, competitiva e eficientista como a nossa, própria do atual contexto de globalização, importa que uma educação cooperativista defina claramente seus objetivos e conteúdos em relação ao tipo de homem e de sociedade que se pretende formar.
Ora, tal tipo de educação e orientação situa-se totalmente na contramão da mentalidade hoje dominante, que fomenta o individualismo, a concorrência desenfreada, o passar a frente e, se for necessário, por cima dos demais, para obter êxito na vida profissional e familiar. A educação para a cooperação e a solidariedade andam assim na contra-corrente dominante e por isso, mais difíceis de serem difundidas junto as organizações cooperativistas e aos empreendimentos solidários.
A educação cooperativista deve propor-se, de ao nível de sociedade, ser um instrumento eficaz na construção de um tipo de convivência social onde a tão alardeada mas pouco realizada democratização de oportunidades, seja acompanhada pela democratização dos resultados atingidos pela sociedade. Para fazer parte de uma cooperativa, diferente de uma empresa capitalista, é necessário que além de ser capaz na função, saiba exatamente a filosofia do movimento. É impossível falar em cooperativismo e em inclusão social sem ter conhecimento sobre o assunto
O Cooperjovem visa fomentar o cooperativismo. Esse objetivo se torna realidade a partir da inserção de uma proposta educacional construída a partir dos princípios e prática da cooperação. O SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) adotou esse Programa em colaboração com a Escola na preparação das crianças para a formação cooperativa. Por meio dele, é possível destacar o cooperativismo como forma efetiva de exaltar os valores essenciais: cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade, honestidade e ajuda mútua. É destinado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Assim, numa preocupação cada vez mais crescente de cuidar do meio ambiente e buscar com o educando formas cada vez mais simples e eficazes de transformar pequenas ações responsáveis em resultados saudáveis e criativos, bem como a reflexão da importância de cada cidadão no processo de busca de um mundo mais harmônico e voltado para a responsabilidade que cada um de nós têm em desenvolver o seu papel de indivíduo consciente e ativo, nos levou a pensar em desenvolver na escola uma horta vertical orgânica, transformando pequenos espaços em horta capaz de produzir alimentos e plantas ornamentais.


2. OBJETIVO GERAL:


Instigar os alunos a desenvolver valores através da construção da horta vertical, visando Sensibilizar e conscientizar os alunos de que a vida depende do ambiente. Que cada um de nós precisa fazer a sua parte, enquanto cidadão, e que pequenas ações podem traduzir o respeito e o carinho consigo mesmo, com o outro e com o planeta.


2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


  1. Estimular a aprendizagem na área de ciência aplicada despertando os alunos de 1 ao 9 ano, a necessidade da sustentabilidade;
  2. Utilizar os conteúdos de matemática, medidas, ângulos, quatro operações entre outros na construção da mesma;
  3. Resgatar a história da agricultura na sociedade humana, compreendendo assim a sua evolução;
  4. Avaliar as transformações dos espaços geográficos pelo desenvolvimento da agricultura;
  5. Pesquisar os tipos de solo e condições climáticas mais adequados para o desenvolvimento de cada planta a ser cultivada;
  6. Compreender a importância dos produtos orgânicos para a saúde e bem estar;
  7. Contribuir para ações cooperativas;
  8. Incentivar a pesquisa de receitas populares do conhecimento empírico presente na comunidade local utilizados para diversos fins;
  9. Incentivar processamento de defensivos e repelentes naturais;
  10. Identificar a nomenclatura popular e cientifica das plantas, enriquecendo o vocabulários;
  11. Cultivar na horta, hortaliças, legumes, ervas medicinais, temperos;
  12. Tradução de textos e palavras do português para o Inglês;
  13. Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta;
  14. Criar, na escola, um espaço verde produtivo, pelo qual todos se sintam responsáveis;
  15. Valorizar a importância do trabalho do homem no campo;
  16. Dar oportunidade ao aluno de aprender a cultivar, em recipientes, plantas utilizadas como alimento;
  17. Reconhecer a facilidade de transformar qualquer espaço, por menor que seja, numa horta vertical;
  18. Fazer com que o aluno leve até sua casa, a possibilidade de aproveitar pequenos espaços para o cultivo de vários tipos de plantas;
  19. Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para manter a saúde;
  20. Conscientizar o aluno da importância de saborear um alimento saudável e nutritivo;
  21. Conhecer técnicas de cultura orgânica.


3. CONTEÚDOS:


  1. Valores éticos e morais;
  2. Medidas e operações matemáticas;
  3. Sustentabilidade;
  4. Espaço geográfico;
  5. Climas e estações do ano;
  6. Diferenciar os produtos orgânicos e inorgânicos;
  7. Cooperativismo;
  8. Empreendedorismo;
  9. Tradução das palavras para a língua Inglesa;


4. RECURSOS


  1. HUMANOS: Professores, alunos, equipe diretiva.
  2. MATERIAIS: livros, revistas, jornais, internet, garrafas pet (A horta vertical de garrafa pet é uma ótima forma de reutilizar as garrafas que normalmente vão parar nos lixões e nos rios e ainda decorar aquela parede externa sem muita utilidade! É sustentabilidade, praticidade e beleza!), potes plásticos, terra, sementes, material para trabalho em horta,...
  3. Garrafas pet do mesmo tamanho. De no mínimo 2 L
  4. Fio ou cabo resistentes, como arame, fio elétrico ou outro similar. Lembre-se de utilizar um cabo bem resistente, pois com o tempo e o peso, se o cabo não for resistente, ele se romperá e todo seu trabalho e sua horta irão para o chão!
  5. Pregos ou parafusos grandes
  6. Martelo
  7. Tesoura
  8. Algo pontudo, como chave Phillips ou similar


5. METODOLOGIA:

  1. Levantamento e tabulação de dados;
  2. Apresentar o projeto para a comunidade escolar;
  3. Pesquisas;
  4. Construção de cronogramas de atividades;
  5. Realizar a coleta de materiais recicláveis para a construção da horta vertical (garrafas pet, madeiras, arrame...)
  6. Identificar no espaço escolar um local adequado para a horta;
  7. Construção da estrutura da horta;
  8. Adquirir solo e adubo orgânico adequado para cada tipo de planta a ser cultivada;
  9. Identificar as cultivares mais adequadas para o tipo de horta escolhida;
  10. Adquirir mudas através de doações e comprar se necessário for;
  11. Realizar o plantio e o cultivo das mudas com as técnicas pesquisadas;
  12. Instalação e manejo da horta vertical orgânica;
  13. A escolha do local escolhido para fazer a horta vertical está vinculado à disponibilidade de sol, água, condições para organizar os recipientes onde será efetuado o plantio e a proteção de ventos fortes e frios.
  14. Deve-se observar que o acesso dos alunos à horta vertical orgânica não deve oferecer risco algum de acidentes.
  15. Critérios para a escolha do local para implantação da horta vertical orgânica
  16. Local ensolarado, local próximo à água e recipientes que possibilitem uma drenagem fácil.
  17. Seleção de hortaliças para o plantio.
  18. Semeadura ou plantio.
  19. Manejo da horta ( irrigação diária, retirada de ervas daninhas, afofamento da terra em torno das mudas, aumento do nível de terra em plantas descobertas e controle de insetos, pragas e fungos ).
  20. Colheita e higienização.
  21. Utilizar apenas garrafas do mesmo tamanho e, de preferência, de pelo menos 2 L.
  22. Fazer os furos nas duas pontas da garrafa. Os furos devem ficar bem próximos da tampa e do fundo da garrafa, onde o plástico é mais duro (mais abertos do que na imagem ao lado). Os dois furos devem ser feitos “na mesma reta”, para que o fio fique reto e não fique raspando na garrafa.
  23. Os furos devem ser apenas do tamanho suficiente para passar o fio ou cabo que será usado, não deixando muita folga, para assim evitar que a água passe por eles.
  24. Uma dica é utilizar as linhas da garrafa como referência. Normalmente as garrafas pet possuem duas linhas, uma de cada lado, que a atravessa horizontalmente. Use essa linha como referência e faça os furos bem em cima delas ou no meio de ambas.
  25. Agora é a hora de cortar a parte em que as plantas serão plantadas. A parte recortada deve ter aproximadamente 12 cm largura e 15 cm de comprimento (as medidas dependem do tamanho das garrafas). Levando em conta os furos já feitos, pense em como a garrafa ficará pendurada na parede, a parte recortada deve ficar voltada para cima (e não inclinada).
  26. Faça um ou dois furos na parte oposta da abertura que acabamos de fazer, é o furo para sair a água, que irá cair na garrafa de baixo.
  27. Agora uma das partes mais trabalhosas. Corte os dois cabos ou fios com a altura aproximada da parede em que a horta ficará. Faça um ou dois nós, um em cima do outro, na ponta de cada um deles e passe a outra extremidade pelos furos da primeira garrafa. Em seguida faça mais um ou dois nós em cada cabo. Mas atenção, os nós devem ficar na mesma altura e com uma distância adequada da garrafa que já foi colocada. Coloque então a segunda garrafa. E siga assim, com quantas garrafas quiser. Lembrando apenas que os nós tem que ficar na mesma altura, se não a horta ficará torta. E evite de colocar muitas garrafas em uma mesma fileira, pois o peso será bem grande.
  28. Prenda as fileiras na parede escolhida. Use pregos ou parafusos grandes, pois o peso, depois de colocada a terra, será bem grande.
  29. Pronto! Coloque a terra e as plantas que desejar. Lembre-se de colocar uma camada de pedras de argila ou jornal no fundo das garrafas, para permitir que a água escoar.


6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:


7. AVALIAÇÃO:


Essa será de forma processual/contínua, pela observação, envolvimento dos educandos nas atividades. Responsabilidade na participação ativa, dos materiais utilizados e no processo cooperativo vivenciado. O projeto será considerado satisfatório se houver: Maior integração entre alunos e professores; Melhora do nível de socialização dos alunos; conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente; Percepção, por parte dos alunos e professores, da ideia de poder construir uma horta vertical nas suas casas.


8. REFERÊNCIAS

Jornal Cooperativista do Sicoob Amazônia (Edição 71)
http://www.posto7.com.br/hortalicas.htm

Vejam as fotos...
























Desfile Municipal da Independência - 7 de Setembro

No dia 7 de setembro os alunos da fanfarra da nossa escola participara do desfile civico municipal com a apresentação de coreografia e o desfile normal...





quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Palestra Prevenção de Deficiências

Para prevenir as meninas e os meninos adolescentes a Fisioterapeuta e o Psicólogo fizeram uma palestra sobre os cuidados necessários para prevenir deficiências nas crianças durante a gravidez.

Matutino:









Vespertino: