terça-feira, 23 de novembro de 2010

Festa de Halloween


A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

E é pela tradição, nas aulas de Inglês que os alunos do Ensino Médio, prepararm uma festa para mostrar aos aoutros alunos da escola as tradições dessa data.
A festa aconteceu no dia 19/11, um pouco atrasadinha, mas foi bem legal...

Projeto Vem Dançar

O projeto de dança foi um iniciativa do Professor de Artes Márcio José Pellens, depois de serem detectadas dificuldade de aprendizagem e de concentração, pensou-se na dança como uma ferramenta de concentração.
Os objetivos desse projeto foram pensados para que atingissem a todos os aluno, desde as séries iniciais até o ensino médio:
- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e coreografias em grupo.
- Explorar e identificar elementos da dança para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
- incentivar alunos com baixo rendimento através de aulas de dança - extra classe.
-Aumentar a sensibilidade e a capacidade de concentração; - aprender a valorizar e respeitar seu próprio corpo.
- Ensinar através da dança os três valores fundamentais para a vida: respeito, trabalho em equipe e dignidade.
- conhecer a história da dança e principais dançarinos.
- propor desafios aos alunos para que acreditem mais em si mesmos.
- oportunizar acesso a cultura.
- integrar escola e comunidade.
- incentivar a reciclagem através da confecção de figurinos

DEZ BENEFÍCIOS DA DANÇA
1 COORDENAÇÃO MOTORA, AGILIDADE, RITMO E PERCEPÇÃO ESPACIAL;
2 DESENVOLVE MUSCULATURA CORPORAL E FORA INTEGRAL E NATURAL;
3 AJUDA NO EQUILÍBRIO E FORTALECE OS REFLEXOS;
4 PERMITE QUEBRA DE DIVERSOS BLOQUEIOS PSICOLÓGICOS COMO A TIMIDEZ E O MEDO;
5 MELHORA DISCIPLINA E AUTO CONFIANÇA;
6 CONTRIBUI PARA A MEMÓRIA;
7 POSSIBILITA ATITUDES SOCIAIS;
8 PROMOVE MELHOR DAS DOENÇAS;
9 LAZER;
10 ELEVA NÍVEIS DE ENDORFINAS E COMBATE O STRESS.


DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Artes
Educação Física
Geografia
História
Biologia
Ciências
Ensino religioso
Português
Inglês
Sociologia
Filosofia

CRONOGRAMA
AGOSTO
- Apresentação do projeto; exibição do filme “vem dançar”, para conceituar dança; Fundamentação teórica.
SETEMBRO
- Definição dos temas por turmas; Exibição do filme “ela dança, eu danço; montagem das coreografias.; escolha de cenário e figurino; inicio dos ensaios.
OUTUBRO
- Ensaio das coreografias; correção de falhas e ultimas mudanças necessárias; confecção de vestimentas e figurinos com materiais recicláveis.
NOVEMBRO
- ensaio geral no dia antes da apresentação; apresentação dos trabalhos em forma de festival de talentos.


         Os alunos, durante o processo utilizaram ou vivenciaram a utilização de varias tecnologias, como o computador, onde procuram as musicas e as coreografias para as danças, o projetor multimídia para a visualização da dança, a câmera digital para o registro dos ensaios, o aparelhos de som para ouvir as músicas, entre outras mídias.