JUSTIFICATIVA: A leitura é uma atividade necessária e permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo. Lê-se para sonhar, viajar com a imaginação, por prazer e curiosidade, para aprender e ficar informado, para questionar e resolver problemas. a leitura permite a interação com o mundo de várias formas diferentes. É necessário, portanto, propiciá-las nas salas de aula em momentos de roda de leitura, a fim de criar oportunidades para se conhecer outras culturas, mas também abrir espaço para que ela ocorra em outros momentos da vida escolar e também de forma digital. É no encontro com qualquer forma de Literatura que as crianças têm a oportunidade de ampliar, transformar, ou enriquecer sua própria experiência de vida. "Há tantos jeitos de a criança ler, de conviver com a literatura de modo próximo, sem achar que é algo do outro mundo, remoto, enfadonho ou chato" (ABRAMOVICH, 2006, p. 163). Por isso, oportunizar o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação implica mudanças nas práticas de leitura. A esfera escolar precisa abrir possibilidades para o uso desses meios em virtude da diversidade de recursos semióticos que eles oferecem (GUCZAK, 2011).
OBJETIVO GERAL: Trabalhar com valores presentes em nossa sociedade tendo como base diversos textos, impressos e digitais, a fim de despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo linguístico, imaginário e criativo do educando.
PÚBLICO-ALVO: Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
METODOLOGIA: Durante a semana, após o intervalo para o lanche, cinquenta por cento dos alunos da sala, de cada ano, ficam no Laboratório de Informática, com a professora responsável, durante vinte minutos, enquanto que os outros permanecem na sala com o professor regente. Após os vinte minutos, troca-se o grupo de alunos. Os que estavam no Laboratório vêm para a sala e vice-versa. As atividades de leitura no Laboratório são desenvolvidas nos computadores com a utilização de sites educativos e CDs, principalmente por meio de jogos. Os alunos na sala de aula fazem uso de materiais impressos, sendo que a professora regente utiliza a maior quantidade possível de materiais diversificados, como também do tipo de leitura. O quadro a seguir expõe o horário em que os alunos permanecem no laboratório:
Dia da semana
|
Matutino
|
Vespertino
|
2ª feira
|
1º ano
|
|
3ª feira
|
3º ano
|
2º ano
|
4ª feira
|
|
4º ano
|
6ª feira
|
|
5ºano
|
CRONOGRAMA: Durante todo o ano letivo.
AVALIAÇÃO: O desenvolvimento deste projeto possibilitará à professora e aos alunos observarem seus avanços nas práticas de leitura, pois a avaliação é algo processual que só é possível com a interação de outro ser, como é muito bem salientado na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998, P. 87):
Avaliação é um
processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica
sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas
dificuldades e possibilitar uma tomada de decisão sobre o que fazer para
superar os obstáculos.
Dessa forma, no processo avaliativo deste projeto observará o progresso dos alunos na habilidade de leituras como também o aumento de seu interesse pela mesma.
Que legal esse projeto de leitura. Assim se conhece leituras de outros textos não impressos, como os textos na tela do computador.
ResponderExcluirUm abraço