sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Projeto Inverno solidário

Os alunos do 3º ano do ensino médio juntamente com a Professora de sociologia e filosofia Jessica Petry elaboraram o projeto inverno solidário onde foram recolhidas roupas usadas de pessoas da comunidade, selecionadas, e separadas para entregar em alguma instituição de caridade. Dentre as instituições foi escolhido um asilo e um orfanato para serem entregues as roupas. Segue na íntegra o projeto e as fotos...


PROJETO INVERNO SOLIDÁRIO

PROBLEMA: Como são as entidades que abrigam crianças e idosos?
                         Do que vivem essas entidades ?

JUSTIFICATIVA: No mundo social nos deparamos com diversas situações de sobrevivência sendo ela de adulto ou de criança. 
Nessas condições muitas delas necessitam de nossa ajuda, como é o caso das entidades assistenciais.
Tendo em vista que o inverno esta chegando e que estas instituições precisam de  doações,  surgiu a ideia do 3º ano do ensino médio de fazer uma campanha de arrecadação de  roupas, cobertores, agasalhos, sapatos entre outros. Dessa forma estaríamos colaborando com as entidade se ajudando as pessoas que vivem nesses lugares a ter um inverno mais quentinho.

                                                                                                                   
OBJETIVO GERAL:Ajudar entidades assistenciais e conhecer a realidade das pessoas que vivem nesses locais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
         Identificar diferentes entidades que necessitam de doações;
         Visitar e levar roupas a quem precisa e quem sabe levar um pouco de alegria as crianças e idosos;
         Conhecer como vivem as crianças nos abrigos;
         Constatar por que as pessoas acabam vivendo em asilos/ abrigos?;
         Procurar aprender e conhecer melhor a vida com o conhecimentos que essas pessoas possuem?
         Colaborar para uma aprendizagem reflexiva;
         Desenvolver atividades dinâmicas e construtivas;
         Ler e pesquisar textos que tratam sobre as entidades;
         Conscientizar parte da população e os alunos para a importância da caridade;
         Fazer um serviço solidário e voluntario;
         Valorizar avaliando sua historia e vida;


CONTEÚDOS:
         SOCIOLOGIA:A sociedade capitalista e as classes sociais; As desigualdades sociais no brasil; Direitos e cidadania;
         FILOSOFIA: Natureza e cultura; Em busca da felicidade; O conhecimento;
METODOLOGIA:
         Formar grupos para realizar a coleta, selecionar o material arrecadado em masculino/ feminino, infantil/ adulto entre outros;
         Coleta nas casas das comunidades pelos alunos;
         Receber e armazenar a coleta na escola;
         Pesquisar e dialogar sobre os locais das entidades mais perto de nossa região;
         Fazer um levantamento do que se sabe e o que se quer saber sobre as entidades carentes;
         Elaborar uma apresentação artística, para integrar os alunos e as entidades visitadas;
         Elaboração de textos, informativos;
         Diálogos entre os alunos;

CRONOGRAMA:À partir da segunda semana de junho, ate a terceira semana de agosto.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Escola de Educação Básica Felipe Manke.  Comunidades escolares: Massarandubinha; Ribeirão da Lagoa;  Linha Telegráfica; Guarani a Sul. Comunidades vizinhas: Santa Cruz


PÚBLICO ALVO: entidades carentes de nossa região.


PROFESSORA RESPONSÁVEL PELO PROJETO: Jessica Petry


AVALIAÇÃO: Far-se-á através de:
         Pesquisa;
         Apresentação;
         Textos;
         Participação em diálogos;
         Estruturação de atividades;
         Coleta;
         Elaboração de textos;
         História em Quadrinho;
         Participação em grupo;
         Trabalho coletivo.














2 comentários:

  1. Parabéns a professora Jessica Petry e aos seus alunos pelo bonito trabalho de solidariedade realizado. Um abraço...

    ResponderExcluir
  2. excelente abordagem, também fazemos onde trabalho, no colegio particular zona norte sp adorei o post

    ResponderExcluir