terça-feira, 13 de novembro de 2012

HALLOWEEN

No dia 31 de outubro aconteceu o Halloween com todas as turmas da escola desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. A festa contou com uma celebração e uma mensagem das professoras Luciana e Maria Lourdes, uma confraternização do lanche onde cada aluno trouxe um prato de comida, e de uma pequena gincana com o tema  Halloween.

.http://www.google.com.br/imgres?num=10&hl=pt-BR&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbnid=SzqWK0rF_51pSM:&imgrefurl=http://series.sllex.com/slide/halloween-nas-series-as-fantasias-deste-ano/&docid=7ARxQcq5DLhaRM&imgurl=http://series.sllex.com/wp-content/uploads/2012/10/halloween.jpg&w=1024&h=768&ei=OoSdUKLXH-rG0QGwuYGQBQ&zoom=1&iact=hc&vpx=341&vpy=23&dur=39&hovh=194&hovw=259&tx=193&ty=108&sig=110422931017889747493&page=1&tbnh=140&tbnw=189&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:0,i:151




O Halloween no Brasil é chamado de Dia das Bruxas. Sua celebração acontece no dia 31 de outubro. Acredita-se que na passagem dessa noite as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto. 
O dia das bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida, pois o Brasil, país que celebra as coisas boas da vida, não se vê em meio a festividade aos mortos. Apesar de sua pequena influência, pode ser vista em escolas, clubes, casas noturnas e shoppings de várias cidades, mas como dito anteriormente, não adquire força expressiva, já que nem o folclore local é efetivamente comemorado. Muitos nacionalistas dão créditos à influência do imperialismo cultural americano a vinda do halloween, assim, alguns brasileiros, localizados em São Luiz do Paraitinga, cidade paulista, decretou o dia 31 de outubro como o dia oficial do Saci Pererê em protesto à inclusão do Halloween. A maioria das manifestações critica a posição dos brasileiros em importar a cultura americana, já que o país tem grande diversidade folclórica que não é aproveitada e comemorada.
Apesar de todo o esforço da imprensa em destacar essa festividade norte-americana, os brasileiros não costumam festejar a data. É uma festa celebrada por poucos. No Rio de Janeiro as manifestações são caracterizadas por placas espalhadas pela cidade opondo tal prática e ainda em pedido ao retorno das considerações brasileiras, isto é, dar valor e importância às crenças nascidas no país, deixando manifestar o patriotismo dentro de nossa cultura. 
Seguem algumas fotos da festa durante o dia...



















Um comentário:

  1. Pelas fotos os alunos se divertiram muito com o Halloween. Que bom! Um abraço...

    ResponderExcluir