Professora:
Débora Larissa Redmerski
Língua
Portuguesa
Problema: Como fazer com
que alunos com dificuldade de aprendizagem adquiram gosto para a leitura dos
mais diferentes tipos de textos?
Justificativa: Diante das
dificuldades de leitura e interpretação apresentadas pelos alunos da 7ª série,
se faz necessária a aplicação do projeto ler para aprender que visa incentivar
a leitura dos mais diferentes gêneros textuais por esses alunos. Visando não somente a prática da leitura, mas
também a construção do senso crítico dos alunos, para que eles mesmos entendam
que a leitura deve ser uma prática habitual não feita somente na escola.
Objetivo geral: Incentivar a
leitura e a escrita de forma que estas deixem de ser uma atividade maçante para
alunos com dificuldades de aprendizagem.
Objetivos específicos:
-Incentivar
a leitura de diferentes gêneros textuais;
-Aperfeiçoar
a s habilidades de escrita com o registro diário;
-Promover
a leitura em casa incentivando a participação das famílias;
-Identificar
unidades de medida na leitura dos textos;
-Relembrar
conteúdos básicos de língua portuguesa;
-Praticar
atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e
produção de textos.
Conteúdos:
-Oralidade
e escrita;
-Produção
textual;
-Substantivo,
verbo, adjetivo e advérbio;
-Leitura
de gêneros diversos.
Metodologia:
No primeiro encontro será
discutido sobre as dificuldades que cada aluno apresenta, cada aluno fará uma
autoavaliação e será feita a gravação da sua leitura para que posteriormente o
próprio aluno note o que falta para sua leitura melhorar.
Serão apresentadas também nesse
primeiro encontro as metodologias que serão utilizadas como: diário de bordo,
fichas de leitura que serão levadas para casa, discussão e debate sobre os
livros, enigmas, jogos interativos e o compromisso que deverá ser assumido
pelos frequentadores do projeto, pois não é só na escola que a leitura deve ser
feita sendo que um dos objetivos desse projeto é criar nos alunos a consciência
de que a leitura deve ser um hábito diário e espontâneo.
Terminadas a explicações sobre a decorrência
do projeto os alunos receberão desafios/enigmas que em grupo deverão solucionar
a fim de que percebam as diversas formas de se transmitir uma mensagem a alguém.
Ao fim desse encontro que terá que escolher
quatro fichas de leitura que serão levadas para casa a fim de que o aluno as
leia e escolha uma para ler e comentar na classe. Nessas fichas encontram-se os
mais diferentes gêneros textuais, textos literários e não literários (receitas,
curiosidades, entrevistas, notícias, piadas entre outros).
No segundo encontro os
iniciaremos com a leitura das fichas e um comentário sobre algum fato anotado
no diário de bordo que foi feito na semana passada.
Terminados os comentários faremos as
correções das atividades de interpretação que foram propostas para a tarefa de
casa.
Depois começaremos as atividades
planejadas para esse encontro: os alunos deverão pesquisar em sites a sua
receita favorita e copiá-la no caderno juntamente com a respectiva informação
nutricional. Essa atividade visa à leitura e escrita de numerais e unidades de
medida.
Concluídas as pesquisas faremos a
socialização das receitas, agora atentando à informação nutricional de cada uma
pretendendo dessa forma fazer com que o aluno tenha consciência do que está
ingerindo.
Após a socialização das pesquisas
colocaremos a receita de “torta de bolacha” em prática, copiando no caderno
também a informação nutricional da respectiva receita que será servida num café
para os alunos.
Após o intervalo os alunos lerão na
forma de leitura compartilhada o texto: “A mulher gorda” do autor Léo Ivo e
faremos um debate sobre os estigmas que a sociedade nos impõe em relação à
aparência.
Ao fim da aula os alunos, novamente, irão
escolher cinco fichas de leitura para ler durante a semana em casa, e
classificar uma para ler e comentar na próxima aula.
Lembrarei
os alunos de fazerem o diário de bordo, que será na forma de registro de algum
fato interessante que tenha acontecido na semana decorrente.
Iniciando o terceiro encontro
corrigiremos os deveres e faremos os comentários da leitura escolhida por eles
na semana.
Relembraremos algumas questões da
língua portuguesa: classes de palavras (substantivo, adjetivo, advérbio), erros
de português, etc. que serão utilizados para jogar os jogos educativos do site www.soportugues.com.br, proporcionando
assim uma visão diferente do aprender na forma de jogo, se tornando uma
aprendizagem mais prazerosa e natural, pois os alunos querem ganhar os jogos e
para ganhar precisam ter conhecimento do assunto requerido.
Após o termino do intervalo, os
alunos escolherão uma história, a qual a professora lerá para eles em voz alta,
para que assim percebam o quanto é importante o respeito à pontuação para o bom
entendimento da leitura.
Cada aluno desenvolverá cinco questões a
respeito da história e trocarão com os colegas para que estes respondam. Nessa
atividade pretendo fazer com que os alunos percebam o quanto faz diferença a
coerência nas questões para o entendimento delas e assim poder respondê-las e
também a importância da letra legível.
Ao fim do encontro os alunos
escolherão suas fichas da semana (cinco) e farão o registro no diário de bordo
que será lido no próximo encontro.
No último encontro programado faremos a
correção dos deveres, a leitura das fichas e o comentário do registro no diário
de bordo. Posteriormente faremos uma autoavaliação, nos questionando: o que
mudou em nós após o projeto? Alcançamos nossos objetivos? O que ainda pode ser
feito? Fizemos o nosso melhor? Como vai ser a minha postura nas aulas de agora
em diante?
Depois disso leremos a história: “A
menina que não era maluquinha” de Ruth Rocha e faremos uma análise da história:
- Quem são as personagens?
- Onde acontece a história?
- Em que época?
- Quem é a personagem
principal?
- Qual o acontecimento mais
importante da história?
- O que você achou da atitude
dela?
- Que conselho você daria a ela
para que ela não se envolvesse em mais confusões?
- Como a história termina?
- Você mudaria o final? Por
quê?
- Faça um desenho de como você imagina que
seja a aparência da menina.
Terminada a análise os alunos farão
um comentário sobre suas autoavaliações e combinaremos a leitura de um livro
durante as férias.
Ao fim do projeto entendo que ainda
há muito para ser feito, então continuaremos o incentivo à leitura nas aulas de
português dando atenção especial aos alunos que mais têm dificuldades de
leitura e escrita.
Cronograma: A duração do projeto será de
quatro semanas, sendo que algumas dessas atividades como a leitura diária,
permanecerão durante todo ano letivo com os livros da biblioteca da escola e
fichas de leitura que estarão disponíveis para os alunos emprestarem.
Avaliação: Sabe-se que a avaliação deve ser
um processo contínuo que não deve ser feito somente por meio de números ou
pesos, por isso a avaliação deste projeto acontecerá no desenvolvimento das
atividades propostas, no empenho dos alunos em concluí-las e também em um processo
de autoavaliação que permite que o próprio aluno perceba onde ele não alcançou
o objetivo, sem represálias ou cobranças, consciente de sua dificuldade o
próprio aluno buscará superá-la.
Há uma responsabilidade que foi
assumida pelos alunos frequentadores do projeto, todos se comprometeram a dar o
melhor de si para superar as dificuldades presentes em cada um, e juntos com
empenho, respeito e solidariedade temos como maior objetivo plantar a semente
da leitura, mesmo que não sofra efeito em alguns, em outros ela pode germinar e
transformar alunos antes rotulados como “aluno problema” em leitores assíduos
cônscios de seu papel na sociedade.
Seguem as fotos das práticas...
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