sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PROJETO LER PARA APRENDER

Professora: Débora Larissa Redmerski

Língua Portuguesa

 

Problema: Como fazer com que alunos com dificuldade de aprendizagem adquiram gosto para a leitura dos mais diferentes tipos de textos?

 

Justificativa: Diante das dificuldades de leitura e interpretação apresentadas pelos alunos da 7ª série, se faz necessária a aplicação do projeto ler para aprender que visa incentivar a leitura dos mais diferentes gêneros textuais por esses alunos.  Visando não somente a prática da leitura, mas também a construção do senso crítico dos alunos, para que eles mesmos entendam que a leitura deve ser uma prática habitual não feita somente na escola.

 

Objetivo geral: Incentivar a leitura e a escrita de forma que estas deixem de ser uma atividade maçante para alunos com dificuldades de aprendizagem.

 

Objetivos específicos:

-Incentivar a leitura de diferentes gêneros textuais;

-Aperfeiçoar a s habilidades de escrita com o registro diário;

-Promover a leitura em casa incentivando a participação das famílias;

-Identificar unidades de medida na leitura dos textos;

-Relembrar conteúdos básicos de língua portuguesa;

-Praticar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produção de textos.

 

Conteúdos:

-Oralidade e escrita;

-Produção textual;

-Substantivo, verbo, adjetivo e advérbio;

-Leitura de gêneros diversos.

 

Metodologia:

            No primeiro encontro será discutido sobre as dificuldades que cada aluno apresenta, cada aluno fará uma autoavaliação e será feita a gravação da sua leitura para que posteriormente o próprio aluno note o que falta para sua leitura melhorar.

            Serão apresentadas também nesse primeiro encontro as metodologias que serão utilizadas como: diário de bordo, fichas de leitura que serão levadas para casa, discussão e debate sobre os livros, enigmas, jogos interativos e o compromisso que deverá ser assumido pelos frequentadores do projeto, pois não é só na escola que a leitura deve ser feita sendo que um dos objetivos desse projeto é criar nos alunos a consciência de que a leitura deve ser um hábito diário e espontâneo.

             Terminadas a explicações sobre a decorrência do projeto os alunos receberão desafios/enigmas que em grupo deverão solucionar a fim de que percebam as diversas formas de se transmitir uma mensagem a alguém.

             Ao fim desse encontro que terá que escolher quatro fichas de leitura que serão levadas para casa a fim de que o aluno as leia e escolha uma para ler e comentar na classe. Nessas fichas encontram-se os mais diferentes gêneros textuais, textos literários e não literários (receitas, curiosidades, entrevistas, notícias, piadas entre outros).

 

            No segundo encontro os iniciaremos com a leitura das fichas e um comentário sobre algum fato anotado no diário de bordo que foi feito na semana passada.

            Terminados os comentários faremos as correções das atividades de interpretação que foram propostas para a tarefa de casa.

            Depois começaremos as atividades planejadas para esse encontro: os alunos deverão pesquisar em sites a sua receita favorita e copiá-la no caderno juntamente com a respectiva informação nutricional. Essa atividade visa à leitura e escrita de numerais e unidades de medida.

            Concluídas as pesquisas faremos a socialização das receitas, agora atentando à informação nutricional de cada uma pretendendo dessa forma fazer com que o aluno tenha consciência do que está ingerindo.

            Após a socialização das pesquisas colocaremos a receita de “torta de bolacha” em prática, copiando no caderno também a informação nutricional da respectiva receita que será servida num café para os alunos.

            Após o intervalo os alunos lerão na forma de leitura compartilhada o texto: “A mulher gorda” do autor Léo Ivo e faremos um debate sobre os estigmas que a sociedade nos impõe em relação à aparência.

             Ao fim da aula os alunos, novamente, irão escolher cinco fichas de leitura para ler durante a semana em casa, e classificar uma para ler e comentar na próxima aula.

Lembrarei os alunos de fazerem o diário de bordo, que será na forma de registro de algum fato interessante que tenha acontecido na semana decorrente.

 

            Iniciando o terceiro encontro corrigiremos os deveres e faremos os comentários da leitura escolhida por eles na semana.

            Relembraremos algumas questões da língua portuguesa: classes de palavras (substantivo, adjetivo, advérbio), erros de português, etc. que serão utilizados para jogar os jogos educativos do site www.soportugues.com.br, proporcionando assim uma visão diferente do aprender na forma de jogo, se tornando uma aprendizagem mais prazerosa e natural, pois os alunos querem ganhar os jogos e para ganhar precisam ter conhecimento do assunto requerido.

            Após o termino do intervalo, os alunos escolherão uma história, a qual a professora lerá para eles em voz alta, para que assim percebam o quanto é importante o respeito à pontuação para o bom entendimento da leitura.

             Cada aluno desenvolverá cinco questões a respeito da história e trocarão com os colegas para que estes respondam. Nessa atividade pretendo fazer com que os alunos percebam o quanto faz diferença a coerência nas questões para o entendimento delas e assim poder respondê-las e também a importância da letra legível.

            Ao fim do encontro os alunos escolherão suas fichas da semana (cinco) e farão o registro no diário de bordo que será lido no próximo encontro.

 

             No último encontro programado faremos a correção dos deveres, a leitura das fichas e o comentário do registro no diário de bordo. Posteriormente faremos uma autoavaliação, nos questionando: o que mudou em nós após o projeto? Alcançamos nossos objetivos? O que ainda pode ser feito? Fizemos o nosso melhor? Como vai ser a minha postura nas aulas de agora em diante?

            Depois disso leremos a história: “A menina que não era maluquinha” de Ruth Rocha e faremos uma análise da história:

  • Quem são as personagens?
  • Onde acontece a história?
  • Em que época?
  • Quem é a personagem principal?
  • Qual o acontecimento mais importante da história?
  • O que você achou da atitude dela?
  • Que conselho você daria a ela para que ela não se envolvesse em mais confusões?
  • Como a história termina?
  • Você mudaria o final? Por quê?
  •  Faça um desenho de como você imagina que seja a aparência da menina.

            Terminada a análise os alunos farão um comentário sobre suas autoavaliações e combinaremos a leitura de um livro durante as férias.

            Ao fim do projeto entendo que ainda há muito para ser feito, então continuaremos o incentivo à leitura nas aulas de português dando atenção especial aos alunos que mais têm dificuldades de leitura e escrita.

 

Cronograma: A duração do projeto será de quatro semanas, sendo que algumas dessas atividades como a leitura diária, permanecerão durante todo ano letivo com os livros da biblioteca da escola e fichas de leitura que estarão disponíveis para os alunos emprestarem.

 

Avaliação: Sabe-se que a avaliação deve ser um processo contínuo que não deve ser feito somente por meio de números ou pesos, por isso a avaliação deste projeto acontecerá no desenvolvimento das atividades propostas, no empenho dos alunos em concluí-las e também em um processo de autoavaliação que permite que o próprio aluno perceba onde ele não alcançou o objetivo, sem represálias ou cobranças, consciente de sua dificuldade o próprio aluno buscará superá-la.

            Há uma responsabilidade que foi assumida pelos alunos frequentadores do projeto, todos se comprometeram a dar o melhor de si para superar as dificuldades presentes em cada um, e juntos com empenho, respeito e solidariedade temos como maior objetivo plantar a semente da leitura, mesmo que não sofra efeito em alguns, em outros ela pode germinar e transformar alunos antes rotulados como “aluno problema” em leitores assíduos cônscios de seu papel na sociedade.
Seguem as fotos das práticas...
 







 

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