quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Viagem ao Zoológico

PROJETO OS ANIMAIS PROBLEMA: Como são classificados os animais?
 JUSTIFICATIVA: Como seres sociais, as crianças convivem com outros indivíduos e outros seres vivos, inclusive os animais. Sendo assim, existe a necessidade de interagir com os mesmos, para conhecer suas características. Além de ser um conteúdo que desperta interesse e curiosidade dos alunos, é abordado no currículo da 5ª série. Este projeto busca, através de estratégias significativas, orientar os alunos a conhecer a vida dos animais, reconhecer sua importância e valorizar a vida dos mesmos no nosso ecossistema.
                                                                                                                                                        
OBJETIVO GERAL: Estudar os animais, a fim de compreender as principais diferenças e semelhanças entre os mesmos, sua utilidade e meios de preservação.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•         Caracterizar diferentes animais quanto ao seu habitat, sua alimentação e suas características especificas (mamíferos, répteis, anfíbios, aves, insetos, peixes e moluscos).
•        Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens, vertebrados e invertebrados, noturnos e diurnos, úteis e nocivos, aéreos, terrestres e aquáticos;
•        Identificar as utilidades dos animais para os seres humanos;
•        Expressar-se oralmente demonstrando clareza, coerência, seqüência lógica e consistência argumentativa;
•        Colaborar para uma aprendizagem reflexiva;
•        Desenvolver atividades dinâmicas e construtivas;
•        Ler e pesquisar textos que tratam sobre os animais;
•        Internalizar valores, como a preocupação com o risco de extinção de algumas espécies de animais, a preservação do seu habitat e o respeito ao meio ambiente;
 

CONTEÚDOS:•LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Leitura e interpretação textos; Uso do dicionário; Substantivo; Coletivo; Expressões adverbiais; Artigo; História em Quadrinhos.
•        MATEMÁTICA: Situações Problema envolvendo as quatro operações; Simetria; Geometria; Formas Geométricas; Figuras Geométricas e Medidas; Retas.
•          CIÊNCIAS NATURAIS: Biodiversidade: Conceito de Ecossistema, Biosfera, Cadeias Alimentares, Teias Alimentares, Os animais; Fauna Catarinense.
•          GEOGRAFIA: Transformações sofridas ao longo do tempo; Relação Homem/ Natureza; Recursos Renováveis e não renováveis; Educação Ambiental; Agropecuária e Aquicultura em Santa Catarina.
•          HISTÓRIA: Produções e Expressões Culturais; Vivências em diferentes momentos e espaços; Os animais e a ocupação de Santa Catarina.
•          ENSINO RELIGIOSO: Prevenção da Natureza; Vida; Paz; Valores; A unidade e o diverso; A religião enquanto manifestação cultural e sua função social.
 METODOLOGIA:
•          Fazer um levantamento do que se sabe e o que se quer saber sobre Os animais;
•        Pesquisar e dialogar sobre a Coletânea do Meio Ambiente (Ler, fazer anotações e discutir);
•          Fazer pesquisa na internet e em livros;
•          Formar grupos e pesquisar temas variados sobre o assunto (grupos de animais, características, habitat, alimentação, reprodução, animais em extinção, preservação);
•          Elaborar uma apresentação, cartaz e atividades para a turma sobre o tema ( trazer um exemplo vivo de animal conforme o grupo);
•          Problemas envolvendo operações matemáticas;
•          Atividades envolvendo formas e figuras geométricas;
•          Confeccionar um animal simétrico com papel quadriculado;
•         Confeccionar dobraduras de animais;
•          Confeccionar animais com sucatas em formas geométricas;
•          Atividade de discussão sobre as crenças e a religião;
•          Dinâmica do Passa ou Repassa sobre os animais;
•         Entrevista sobre o uso e criação de animais na comunidade;
•         Elaboração de textos;
•          Elaboração de uma HQ;
•          Diálogos;
•          Pesquisar a criação de animais em Santa Catarina;
•          Escrever substantivos sobre Os animais, seu coletivo e gênero;
•          Interpretar textos lidos;
•          Produzir textos sobre Os animais;
•          Pesquisa de expressões adverbiais e denotativas (atividades);
•          Utilizar o dicionário;
•            CRONOGRAMA: Segundo Bimestre. 
AVALIAÇÃO: Far-se-á através de:•Pesquisa
•          Apresentação
•          Textos
•        Resolução de problemas
•         Participação em diálogos
•          Estruturação de atividades
•          Confecção de mapas;
•          Elaboração de textos;
•          Resolução de atividades;
•          Interpretação de textos;
•          Confecção de figuras e formas geométricas e simétricas;
•          Dobraduras;
•          História em Quadrinho

Depois desse projeto realizado com os alunos de 1º a 5º ano do ensino fundamental foi realizada uma viagem de estudos ao Zoológico Cyro Gevaerd em Balneário camboriú juntamente com as professoras Luciana, Lidiane, maria Lourdes, Marlene, Daiana, Jessica da Silva, Jessica Petry, Célia e o diretor Ilmar. O trajeto teve como ponto principal o zoológico, depois passamos para ver o porto de Itajaí, o Parque Beto Carrero, e as praias do litoral catarinense. Passamos também pelo túnel do morro do boi...Apesar do dia estar chuvoso foi muito legal...Os alunos se divertiram e aprenderam muitas coisas novas.Seguem algumas fotos...












Nenhum comentário:

Postar um comentário