PROJETO OS ANIMAIS PROBLEMA: Como
são classificados os animais?
JUSTIFICATIVA: Como seres sociais, as crianças
convivem com outros indivíduos e outros seres vivos, inclusive os animais.
Sendo assim, existe a necessidade de interagir com os mesmos, para conhecer
suas características. Além de ser um conteúdo que
desperta interesse e curiosidade dos alunos, é abordado
no currículo da 5ª série. Este projeto busca, através de estratégias
significativas, orientar os alunos a conhecer a vida dos animais, reconhecer
sua importância e valorizar a vida dos mesmos no nosso ecossistema.
OBJETIVO GERAL: Estudar os animais, a fim de compreender as principais diferenças e semelhanças entre os mesmos, sua utilidade e meios de preservação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Caracterizar diferentes animais quanto ao seu habitat, sua alimentação e suas características especificas (mamíferos, répteis, anfíbios, aves, insetos, peixes e moluscos).
• Estabelecer as diferenças existentes
entre os animais domésticos e selvagens, vertebrados e invertebrados, noturnos
e diurnos, úteis e nocivos, aéreos, terrestres e aquáticos;
• Identificar as utilidades dos
animais para os seres humanos;
• Expressar-se oralmente demonstrando clareza,
coerência, seqüência lógica e consistência argumentativa;
• Colaborar para uma aprendizagem
reflexiva;
• Desenvolver atividades dinâmicas e
construtivas;
• Ler e pesquisar textos que tratam
sobre os animais;
• Internalizar valores, como a
preocupação com o risco de extinção de algumas espécies de animais, a
preservação do seu habitat e o respeito ao meio ambiente;
CONTEÚDOS:•LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Leitura e interpretação textos; Uso do dicionário; Substantivo; Coletivo; Expressões adverbiais; Artigo; História em Quadrinhos.
• MATEMÁTICA:
Situações Problema envolvendo as quatro operações; Simetria; Geometria; Formas
Geométricas; Figuras Geométricas e Medidas; Retas.
•
CIÊNCIAS
NATURAIS: Biodiversidade: Conceito de Ecossistema, Biosfera, Cadeias
Alimentares, Teias Alimentares, Os animais; Fauna Catarinense.
•
GEOGRAFIA:
Transformações sofridas ao longo do tempo; Relação Homem/ Natureza; Recursos
Renováveis e não renováveis; Educação Ambiental; Agropecuária e Aquicultura em
Santa Catarina.
•
HISTÓRIA:
Produções e Expressões Culturais; Vivências em diferentes momentos e espaços;
Os animais e a ocupação de Santa Catarina.
•
ENSINO
RELIGIOSO: Prevenção da Natureza; Vida; Paz; Valores; A unidade e o diverso; A
religião enquanto manifestação cultural e sua função social.
METODOLOGIA:
• Fazer um levantamento do que se sabe e o que se quer saber sobre Os animais;
• Pesquisar
e dialogar sobre a Coletânea do Meio Ambiente (Ler, fazer anotações e
discutir);
•
Fazer
pesquisa na internet e em livros;
•
Formar
grupos e pesquisar temas variados sobre o assunto (grupos de animais,
características, habitat, alimentação, reprodução, animais em extinção,
preservação);
•
Elaborar
uma apresentação, cartaz e atividades para a turma sobre o tema ( trazer um
exemplo vivo de animal conforme o grupo);
•
Problemas
envolvendo operações matemáticas;
•
Atividades
envolvendo formas e figuras geométricas;
•
Confeccionar
um animal simétrico com papel quadriculado;
• Confeccionar
dobraduras de animais;
•
Confeccionar
animais com sucatas em formas geométricas;
•
Atividade
de discussão sobre as crenças e a religião;
•
Dinâmica
do Passa ou Repassa sobre os animais;
• Entrevista
sobre o uso e criação de animais na comunidade;
• Elaboração
de textos;
•
Elaboração
de uma HQ;
•
Diálogos;
•
Pesquisar
a criação de animais em Santa Catarina;
•
Escrever
substantivos sobre Os animais, seu coletivo e gênero;
•
Interpretar
textos lidos;
•
Produzir
textos sobre Os animais;
•
Pesquisa
de expressões adverbiais e denotativas (atividades);
•
Utilizar
o dicionário;
•
CRONOGRAMA: Segundo Bimestre.
OBJETIVO GERAL: Estudar os animais, a fim de compreender as principais diferenças e semelhanças entre os mesmos, sua utilidade e meios de preservação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Caracterizar diferentes animais quanto ao seu habitat, sua alimentação e suas características especificas (mamíferos, répteis, anfíbios, aves, insetos, peixes e moluscos).
CONTEÚDOS:•LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Leitura e interpretação textos; Uso do dicionário; Substantivo; Coletivo; Expressões adverbiais; Artigo; História em Quadrinhos.
• Fazer um levantamento do que se sabe e o que se quer saber sobre Os animais;
AVALIAÇÃO: Far-se-á através de:•Pesquisa
•
Apresentação
•
Textos
• Resolução
de problemas
• Participação
em diálogos
•
Estruturação
de atividades
•
Confecção
de mapas;
•
Elaboração
de textos;
•
Resolução
de atividades;
• Interpretação
de textos;
•
Confecção
de figuras e formas geométricas e simétricas;
•
Dobraduras;
•
História
em Quadrinho
Depois desse projeto realizado com os alunos de 1º a 5º ano do ensino fundamental foi realizada uma viagem de estudos ao Zoológico Cyro Gevaerd em Balneário camboriú juntamente com as professoras Luciana, Lidiane, maria Lourdes, Marlene, Daiana, Jessica da Silva, Jessica Petry, Célia e o diretor Ilmar. O trajeto teve como ponto principal o zoológico, depois passamos para ver o porto de Itajaí, o Parque Beto Carrero, e as praias do litoral catarinense. Passamos também pelo túnel do morro do boi...Apesar do dia estar chuvoso foi muito legal...Os alunos se divertiram e aprenderam muitas coisas novas.Seguem algumas fotos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário