terça-feira, 4 de outubro de 2011

B – Caracterização da escola onde ocorrera o Projeto de Intervenção



Escola de Ensino Básico Felipe Manke
Nome do Cursista - Edelson Feiler
Escola - EEB Felipe Manke
Gestor – Ilmar José Petry
Cidade – Massaranduba
Endereço - Rua Massarandubinha, s/n - Massaranduba – SC
Caracterização do bairro/comunidade - A comunidade tem sua economia baseada essencialmente na agricultura. Atualmente não possui casas comerciais. O serviço público nela existente está no posto de saúde municipal.
Número de alunos - 293 alunos, distribuídos no ensino fundamental e ensino médio, atendendo em três turnos ( matutino, vespertino e noturno ).
Número de turmas atendidas - 13 turmas.
Séries atendidas - Desde a 1ª série do ensino fundamental até o ensino médio.
Número de profissionais e sua formação - A escola conta com um quadro funcional de 24 profissionais: sendo um diretor, um Assessor de direção, um Assistente Técnico Pedagógico, um Assistente de Educação, duas merendeiras, duas serventes, e 18 professores, dentre eles 50% habilitados e efetivos e os outros ACTs formados e em formação.
Espaço físico da escola - A escola conta com 6 salas de aula, sala de direção, sala de secretaria, biblioteca, sala de coordenação pedagógica, cozinha, refeitório, ginásio poli esportivo, sanitários feminino e masculino, sala de arquivo morto, sala de depósito, sala de informática.
Tecnologias disponíveis na escola - televisores, romtiter, aparelhos de DVDs, projetos multimídias, câmera fotográfica digital, computadores, aparelhos de som.
Forma de utilização das tecnologias - As tecnologias são utilizados em especial pelos professores em suas aulas, como ferramenta de apoio pedagógico.
Órgãos colegiados da instituição escolar - APP. Associação de pais e professores, grêmio estudantil, conselho deliberativo. A relação pedagógica deve ocorrer no processo de interação fundamentada na construção do conhecimento.
Partindo da concepção de que o conhecimento da humanidade é visto enquanto um movimento dinâmico, síntese das forças de produção, resgatando os conceitos de sociedade, trabalho, espaço e tempo, caracterizando-os numa inter-relação. O PPP da Escola de Educação Básica Felipe Manke foi elaborado no ano 1992, e é alterado anualmente.
Seu referencial teórico baseia-se em:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96. Brasília: 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares: conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Elaboração Genuíno Bordignon. Brasília: MEC, SEB, 2005 a.
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Temas Multidisciplinares. Florianópolis: COGEN, 1998.
SANTA CATARINA. Secretaria de Educação. DECRETO 3429 DE 08/12/1998 – CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR. In: http: www.sed.sc.gov.br. Acessado em 08/02/2008.
SANTA CATARINA. Secretaria de Educação. PORTARIA 008/99 DE 27/05/99 – CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR. In: http: www.sed.sc.gov.br. Acessado em 08/02/2008.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - por uma práxis transformadora, 7a ed. São Paulo: Libertad, 2006.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar, 16ª ed. São Paulo: Libertad, 2006.
VASCONCELLOS, Celso dos S. O Currículo Organizado em Ciclos de Formação. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 6a ed. São Paulo: Libertad, 2006.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Os Ciclos em Questão. Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente: do “é proibido reprovar” ao é preciso garantir a aprendizagem, 4a ed. São Paulo: Libertad, 2002.
A visão de educação presente no PPP é: Trabalhando na perspectiva de buscar a inserção crítica do aluno em sua própria realidade pressupondo um engajamento político-educacional criando condições para realização de um novo espaço de articulação e apropriação do conhecimento e consequentemente, de uma nova sociedade.

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