terça-feira, 4 de outubro de 2011

VIII - REVISÃO DE LITERATURA




A utilização de Projetos Educacionais nas escolas tem se mostrado de fundamental importância por que torna o aprendizado mais significativo, uma vez que o aluno participa efetivamente da construção do conhecimento através de atividades dinâmicas como pesquisa, entrevistas, debates e experimentos, que o levam a refletir continuamente, durante o processo, sobre a importância do tema abordado e os reflexos desse conhecimento sobre sua vida.
Vale ressaltar que este aluno, ao interagir com o grupo e com os professores, desenvolve valores como respeito, solidariedade e cooperatividade, à medida que se vê como parte integrante e importante desse processo, socializando seus conhecimentos e suas experiências.
A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber, mas em se tratando de desenvolver um projeto com a participação de todos da comunidade escolar será um grande desafio para nós e à comunidade. Conforme RIOS (1992), para elaborar um projeto é necessário, então, considerar criticamente os limites e possibilidades do contexto escolar, definindo os princípios norteadores da ação, determinando o que queremos conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho, designando tarefas para cada um dos sujeitos envolvidos e avaliando o processo e os resultados.
É pela ação coletiva que a escola se fortalece, revelando sua capacidade de se organizar e produzir um trabalho pedagógico de melhor qualidade. O trabalho coletivo bem fundamentado e amarrado com todos os elos da escola, tornar-se um elemento norteador fundamental para a escola, pois possibilita traçar metas com objetivos pré definidos, onde todo o colegiado vai realizar uma ação, visando o sucesso na aprendizagem ou da própria ação, despertando a curiosidade dos envolvidos e o desejo em permanecer neste espaço contribuições e trocas.
Através do Projeto de Intervenção, queremos orientar o trabalho da escola por meio de diversas formas de planejamento nelas integradas no diálogo e na busca de solução dos problemas da escola com base na ação coletiva de: alunos, professores, gestores, pessoal técnico administrativo, serviços gerais, de apoio, pais e comunidade local. De acordo com GADOTTI (2002), queremos prever um futuro diferente do presente, através do resgate do passado da EEB Felipe Manke.
O Projeto de intervenção é uma pesquisa-ação, partindo do olhar de FRANCO (2002), a pesquisa-ação tem sido utilizada, nas últimas décadas, de diferentes maneiras, a partir de diversas intencionalidades, passando a compor um vasto mosaico de abordagens teórico-metodológicas, o que nos instiga a refletir sobre sua essencialidade epistemológica, bem como sobre suas possibilidades como práxis investigativa.

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