O processo pelo qual chegamos a identificar o problema partiu de uma conversa informal com alguns funcionários do administrativo no ambiente escolar e de observações. Onde constatamos que ao perguntar sobre informações referentes a história da escola, percebemos nitidamente que muitos fatos eram desconhecidos por eles, tais como: data da fundação da escola, seu patrono, hino, bandeira e outros, sentimos uma falta de identidade da escola.
Logo depois todo o colegiado foi reunido a pedido do grupo para conversarmos coletivamente, os que ali se encontravam. Neste momento nos apresentamos e ressaltamos o objetivo de nossa visita. Solicitamos o consentimento a todos para podermos realizar o projeto de intervenção.
Durante a conversa levantou-se a questão da dificuldade do colegiado em desenvolver trabalhos no coletivo dentro de uma gestão democrática, por trabalharem alguns somente 20h/a, outros menos e turnos diferenciados e estarem individualmente trabalhando conforme sua função, sem compartilhá-la num grande grupo.
Assim, lançamos de uma forma informal a idéia de resgatar a identidade da Escola de Educação Básica Felipe Manke, partindo da elaboração de um projeto, o qual foi abraçado de forma significativa por todos ali presentes. E estes saíram dali com o compromisso de disseminar para os demais colegas não presentes.
Construímos então, um painel em que cada educador expusesse suas idéias possíveis a serem desenvolvidas no projeto até então proposto, para ser aplicado no segundo semestre do corrente ano. Agendamos um novo encontro para o dia 15/07 a fim de rever, discutir e construir um projeto coletivo com a idéia lançada.
Ressaltamos aqui, que a data escolhida foi muito bem estudada pela direção e equipe gestora, pelo motivo de que na 6ª feira tem o maior número de funcionários na unidade escolar o que contribuirá muito no trabalho coletivo. (GADOTTI e ROMÃO, 2002, p. 33):
“O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia dos seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se como tal, partindo da "cara" que tem, com o seu cotidiano e o seu tempo-espaço, isto é, o contexto histórico em que ela se insere. Projetar significa "lançar-se para a frente ", antever um futuro diferente do presente. Projeto pressupõe uma ação intencionada com um sentido definido, explícito, sobre o que se quer inovar.”
E é pela ação coletiva que a escola se fortalece, revelando sua capacidade de se organizar e produzir um trabalho pedagógico de melhor qualidade.
O projeto pedagógico tornar-se-á fundamental para a escola por ser o elemento norteador da organização do seu trabalho, visando ao sucesso na aprendizagem dos alunos e sua permanência numa escola prazerosa e de qualidade.
E através dele, orientar o trabalho da escola por meio de diversas formas de planejamento nelas integradas no diálogo e na busca de solução dos problemas da escola com base na ação coletiva de: alunos, professores, gestores, pessoal técnico administrativo e de apoio, pais e comunidade local.
Partiremos do princípio em desenvolver um trabalho pedagógico com conteúdos condizentes com a realidade e com o meio em que vivem os sujeitos e intervindo quando necessário.
Bem como, detectar com os integrantes da EEB Felipe Manke as dificuldades em promover a construção coletiva de projetos pedagógicos na escola.
Seremos cautelosos nas abordagens e ao integrarmos no espaço físico e ideológico, para que possamos juntos, contribuir com os nossos saberes e aprender com eles, enriquecendo-se assim, numa gestão democrática, não só na teoria mas nas ações.
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