terça-feira, 4 de outubro de 2011

VII – METOLOGIA



Podemos afirmar que a metodologia de pesquisa será mais de uma, no primeiro momento aplicaremos o Estudo de Caso, pois temos que estudar um objeto de pesquisa restrito, com o objetivo de aprofundar os aspectos característicos. Estudo que exigirá de nós grande equilíbrio intelectual e capacidade de observação, o chamado olho clínico, e também a generalização de dados obtidos.
Num segundo momento ou ao mesmo tempo, estaremos realizando Pesquisa Ação, sendo que há interesse de mais de uma pessoa em resolver à problemática, então estaremos usando-a durante a mobilização e a intervenção com o colegiado.
Também será uma Pesquisa Acadêmica, já que nosso projeto de intervenção é um dos critérios avaliativos, para o nosso Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, da sala ambiente: Metodologia do Trabalho Científico, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC teremos que produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, bem como, investigações relacionadas à prática dos processos de ensino-aprendizado.
No projeto de intervenção RESGATANDO A IDENTIDADE DA EEB FELIPE MANKE, será utilizado com maior abrangência a Pesquisa Exploratória e Bibliográficas, pois se trata de uma pesquisa de resgate histórico-social-cultural da EEB Felipe Manke, mas não se trata apenas de uma pesquisa da instituição, mas sim do seu total, no aspecto físico e não físico, nas pessoas que a constituíram e que a constituí em sua formação ao longo dos anos, com ações, costumes e ideologias.
O colegiado utilizará técnicas diversas de coletas de dados, através de entrevistas, questionários, análise de documentos, resgates de fontes diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário