PROBLEMA: Como o resgate da identidade da EEB Felipe Manke pode contribuir para o trabalho coletivo numa gestão democrática.
A escola é o espaço social e o local onde o seus sujeitos dá sequência ao seu processo de aprendizagem e socialização. O que nela se faz, se diz e se valoriza, representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática no projeto pedagógico e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que todos compreendam os fenômenos naturais, as ações humanas e sua consequência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada um desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
Dentro deste contexto, desenvolver a prática de trabalhos coletivos, com a utilização de Projetos Educacionais nas escolas, tem se mostrado de fundamental importância, pois torna o aprendizado mais significativo, uma vez que os envolvidos participam efetivamente da construção do conhecimento através de atividades dinâmicas como: pesquisa, entrevistas, debates e experimentos, que o levam a refletir continuamente, durante o processo, sobre a importância do tema abordado e os reflexos desse conhecimento sobre sua vida. Também vale ressaltar que este sujeito, ao interagir com os demais, desenvolve valores como respeito, solidariedade e cooperatividade, à medida que se vê como parte integrante e importante desse processo, socializando seus conhecimentos e suas experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário